Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

O porquê não voto no Bolsonaro

Eu inclusive já falei e bolsonarista nenhum presta atenção no que eu falo porque pensa que qualquer um que seja contra a política do atual governo, que eles juram que é honesto, é lulista. Eu sou esquerdista, nunca neguei e nem nego. Mas até eu acredito que o Lula devia ter feito o que o FHC fez: terminou a carreira, depois de ser ex-presidente - e ficou na história. 

Deveria o Lula, como expoente petista, ter aberto portas para gente nova. Mas nem isso é solução pro país, é apenas para o PT. Mas algo parecido com isso, essa atitude não vai partir deles. Tem que partir de nós.

A solução também não está em acabar com o STF ou o Congresso ou mesmo o Executivo, tornando uma democracia sólida em um regime totalitário, como acontece em muitos países, sejam de esquerda, direita ou dominados por religiosos. Os três poderes são o ápice da democracia, junto com o voto, secreto, seguro e auditável  - e tecnológico, pq eu, como programador e sabedor das vulnerabilidades de tecnologia, sou super a favor do voto eletrônico. 

A solução está na mudança total dos agentes políticos, na Câmara e no Planalto. No STF, a mudança viria de forma gradual, uma vez que eles seriam substituídos naturalmente, além de não poder eles criar leis, apenas interpretá-las, julgar e executar, como você é sabedor. Seus indicados mudariam, com o passar do tempo, indicados por esses novos políticos. 

A mudança está nas nossas mãos, mas como a maioria do povo gosta de acreditar em milagre, ser manipulado e não pensar de forma livre, seja pela esquerda quanto pela direita, não pensa em novos políticos.

O Bolsonaro tá a 30 anos na política, perambulou por vários partidos (CORRUPTOS) da direita e do centrão. Não é político honesto. Nunca foi. Tem corrupção dele desde quando o mesmo era deputado. É funcionário fantasma, é rachadinha e isso tudo é corrupção também. 

Outro dia desses, numa dessas discussões que adoro ter pela internet com o Mauricio, ele postou “Onde o governo Bolsonaro roubou? Prove.” Nem fui muito longe no tempo e citei o escândalo dos pastores e o MEC. Ele se quer falou sobre isso, portanto, nem continuei. Mas eu poderia ter citado sobre o Senador Chico Pinheiro, Vice-Lider do Governo Bolsonaro no Senado, pego com R$30 mil na cueca pela Polícia Federal, tu lembra dessa?

Segue uma reportagem escrita àquela época:
“Chico Rodrigues emprega Leo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, como assessor parlamentar, em seu gabinete no Senado. Léo Índio é muito próximo do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e é conhecido por ter livre trânsito no Palácio do Planalto. No Palácio do Planalto, auxiliares de Bolsonaro ouvidos pelo jornal O Estado de S.Paulo, sob reserva, disseram que Rodrigues deve deixar o cargo de vice-líder do governo. O argumento é que seria péssimo para a imagem de Bolsonaro manter o senador nesse posto depois do escândalo. A expectativa é a de que o próprio parlamentar entregue o cargo.”

E falando em Polícia Federal, como é que ele quer provas, que imagino que sejam tangíveis, juridicamente falando, se o presidente manda tirar da Polícia Federal qualquer um que, segundo o mesmo diz "não vou esperar foder a minha família toda, de sacanagem, ou amigos meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence a estrutura nossa. Vai trocar! Se não puder trocar, troca o chefe dele! Não pode trocar o chefe dele? Troca o ministro! E ponto final! Não estamos aqui pra brincadeira". Acho que foi por isso que o Sérgio “Paladino” Moro caiu, não foi? Depois veio com blá-blá-bla pra justificar sua fala – porque ele fala o que pensa, sem filtro ou planejamento (o que não é nenhuma novidade, essa falta de planejamento).

Como é que a pessoa vem me falar que defende a anti-corrupção e fica falando que "ah, mas o PT roubou mais"? Quer dizer que se roubar menos tá certo? Quem rouba pouco hoje, rouba muito amanhã. É lógica e “matematicamente exata”, igual uma lei da física! Ou mesmo fazer "crescer a economia" para os ricos e deixar a população menos favorecida fodida. Isso é bom? Ainda mais uma pessoa de doutrina cristã, como você?

Não tem o menor sentido uma pessoa cristã apoiar uma pessoa que defende o período da Ditadura Militar. Nem mesmo discriminar pessoas, seja ela de qualquer seguimento geral. Jesus Cristo era uma pessoa que “incluía” as pessoas, não que excluía quem precisava. O julgamento ele deixava para o Pai dele – se é que você entende o que eu estou dizendo, analogicamente falando.

 Dentre outras falas toscas que ele costuma dizer, pois uma pessoa desprovida de educação, como ele - que deve ser bem mais “analfabeto” que o Lula, segundo os bolsonaristas costumam alegar - costuma esbravejar.

Chegou dizendo que iria fazer uma nova política e muitos acreditaram (e acreditam, por mais incrível que pareça). O Bolsonaro não representa uma nova política e nem a fez. Faz exatamente o que faziam os outros, tendo que negociar com corruptos, que foram postos lá pela mesma população que é contra corrupção.  Isso tem um tom até demagogo por parte de todos. TODOS. Isso acontece porque os Poderes, numa espécie de “instância-pilar” da democracia, diz que os Poderes não devem governar sozinhos – e eu concordo plenamente com isso. 

E É AÍ QUE EU SUGIRO A MUDANÇA. Talvez não apenas a mudança dos atores políticos eleitos, mas em toda a sua hierarquia, principalmente dentro dos partidos políticos. Imagine botar lá uma pessoa sabidamente honesta, num partido chefiado pelo Roberto Jefferson (que, alías, é defensor de primeira hora do Bolsonaro e foi preso por corrupção, em 2005, no escândalo do Mensalão, que o ex-presidente lula estava envolvido e que os bolsonaristas adoram citar como mal exemplo político no país), por exemplo.

 Ainda sim haveria corrupção pois, a influência dessa “maça podre” ainda permitiria brechas para a corrupção. É “Lei de Ficha-Limpa” até pra se filiar em partido. Além disso, limitar reeleição de Deputados e Senadores, como é feita com presidentes. O próprio Bolsonaro foi deputado 30 anos, meu querido. E o que ele fez de peso pelo Brasil, além de ter dito, na sessão de votação de impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff, que “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff [...]”.

 UMA REFORMA POLÍTICA, DESDE O ALICERCE, é o que eu sugiro. Além de um “enxugamento” nas emendas constitucionais ( e o Rubens ficou zoado comigo quando falei sobre isso abertamente, pela primeira vez), acabando, por exemplo com o “Foro Privilegiado”, “Auxílio disso ou daquilo” pra político, uma vez que eles já tem um bom salário, dentre outros absurdos que a classe política tem de privilégios – e esse é um dos motivos que eu mencionem a ‘hipocrisia do artigo 5º da Constituição’.

Enfim, a solução não está em “impitimar” Ministro do Supremo, chefe do Executivo ou de Deputados e Senadores. A solução está em não permitir a “perpetualização dessa espécie”. 

A SOLUÇÃO É NO VOTO. 
E voto consciente, sem o uso da máquina de governo ou de compra de votos - uma característica de político corrupto. Acredito que novas cabeças, novas idéias podem e devem sempre ser postas na mesa, examinadas e executadas. Mas isso só é possível com novos agentes políticos, com novas idéias. Pois conservar é não evoluir. A evolução só se dar se as pessoas largarem mão do velho e se abrir pro novo. E ISSO É REVOLUCIONÁRIO!

Para mim, a solução é VOTAR EM NOVOS AGENTES POLÍTICOS, como manda o rito democrático. Mas votar em agentes políticos preparados de verdade. Não derrubar poder ou seus comandados.

PS: Meu #foraBolsonaro vai ser votando. Isso você pode ter a certeza. E EU TENHO QUASE CERTEZA QUE VOCÊ NÃO VAI LER A POSTAGEM TODA!

Nenhum comentário: