Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

O Linux - parte 3: Login e gerenciamento de usuários

Apresentação
A segurança no Linux, se baseia no fato de que este é um sistema operacional que opera basicamente em redes. Para isso, vamos estudar nesta parte, alguns padrões que são encontrados em todos os SO’s baseados em ambiente de rede: o login.

No Linux, você somente começa a operar, identificando-se, primeiramente...

Realizando login
O login, é um conjunto de entrada de dados que identificam um usuário, classificando-o. Há basicamente dois usuários: administrador e cliente.

O administrador é um usuário avançado que detêm todos os poderes dentro de um SO, como: adicionar, remover, editar, limitar usuários entre outras coisas. Este usuário no Linux chama-se Root.

O cliente é um usuário que geralmente está limitado a algumas tarefas, sendo capaz de editar somente a sua conta de usuário, na maioria dos sistemas operacionais. Este usuário tem pouco ou nehum acesso à configurações avançadas de um sistema, podendo ter qualquer nome - observando sempre as letras maiúsculas e minúsculas.

No Linux, para identificar o Root de um usuário comum, usam-se caracteres especiais # (cerquilha) e $ (cifrão), respectivamente.

Quando o Linux é iniciado e todo o sistema foi carregado com êxito, a primeira coisa que o sistema irá pedir é que você se identifique, usando login, sendo caracterizado com nome de usuário e senha.

Lá você digita seu username (um nome qualquer que o identifique) ou o usuário root, seguido de uma senha

Operações multiusuário
O Linux permite que o sistema trabalhe com vários usuários logados ao mesmo tempo, tanto local quanto remoto. Quando o usuário é local, os terminais são acessados com teclas de atalho:

ALT+F1,
ALT+F2, ALT+F3, ALT+F4, ALT+F5 e ALT+F6.

Cada terminal será acessado por um usuário, podendo até ter o mesmo usuário em outros terminais ao mesmo tenpo.

Encerrando uma sessão
Uma sessão de usuário pode ser encerrada a qualquer momento, usando o comando logout ou exit na linha de comando do sistema, tanto para usuário comum quanto para usuário root.

Adicionando usuários
Somente o usuário root poderá adicionar usuários, devendo-se então, logar-se como tal.

Já logado, o usuário deverá executar o comando adduser seguido do nome de usuário pretendido.

Ex:
# adduser nosf

Em seguida, ele irá criar toda a estrutura da conta de usuário, pedindo-lhe senha logo após. A senha não será exibida quando digitada. Logo após, confirme a senha, digitando-a novamente.

Daí em diante, informações pessoais serão requisitadas a você, sendo todas opcionais, terminando com a famosa pergunta: Estas informações estão corretas?

Alterndo a senha de usuários no Linux
Para alterar uma senha, inclusive a do root, devemos emitir o comando passwd, digitando o nome de usuário que deseja-se alterar. O usuário root pode alterar a senha de qualquer usuário disponível mas somente o root pode alterar a prórpia senha. Um usuário comum poderá somente mudar a própria senha.

Ex:
# passwd nosf

Logo após, ele pedirar para que você altere e confirme a senha.

Remover usuários no Linux
O comando userdel será emitido, quando o root quiser remover contas de usuário, mantendo ou não, as informações nela contidas, como arquivos, fotos, filmes...

Ex:
# userdel [-r] nosf

[-r] remover todos os arquivos e diretórios de um usuário

OBS: Lembre-se sempre que o Linux diferencia letras maiúsculas de minúsculas.


Próxima parte
Parte anterior
____
Referências

Livro
FILHO, João Eriberto Mota; Sistema operacional GNU/Linux em redes TCP/IP; 13ª edição; 2006; Apostila da Escola Nacional de Governo.

Site
http://focalinux.cipsga.org.br

Nenhum comentário: