Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

O Linux - Parte 2: Ambiente Shell e caracteres

Introdução
Quando falamos em Linux, deve ser levado em consideração que lidaremos exclusivamente com ambiente shell. O ambiente shell é aquela tela preta, onde digitamos linhas de comandos, parecido com o MS-DOS. Mas sistemas Microsoft são completamente diferentes dos sistemas Linux, como veremos. Mudam a estrutura de pasta, barras...


O ambiente Shell...
É aquela famosa tela preta onde digitamos as linhas de comandos para que sejam executados o que queremos.aquei é realmente vamos focar nossos estudos.


As barras comum e invertida...
No Linux, pouco se usa a barra invertida “ \ ”. Ela só é usada para dois fins:

Indicar que um comando continua na próxima linha ou protejer um caractere para que este não seja interpretado como recurso de comando.

Exemplo:

# free \
-m
Indica que o comando free só será executado na próxima linha, quando completado.

# echo \$a
$a
Exibira a palavra $a ao invés de interpretar $ como variável de comando.

A barra comum “/” no Linux, será usada quando nos referirmos a diretórios (ou pastas, se preferir)

Os caracteres maiúsculos e minúsculos...
O Linux diferencia os caracteres maiúsculos e minúsculos, sendo que “A” é diferente de “a”, podendo assim, existir várias formas de palavras, principalmente quando falamos de usuários. Poderemoas assim, ter vários “jose”s cadastrados no sistema, por exemplo.

Arquivos e diretórios...
No Linux, diferentemente dos sistemas Microsoft, não existe a “obrigação” das extensões para identificar arquivos, salvo em alguns programas, como o OpenOffice, ou arquivos de multimídia, por exemplo.


Parte Anterior
Próxima Parte
___
Referências

Livro
FILHO, João Eriberto Mota; Sistema operacional GNU/Linux em redes TCP/IP; 13ª edição; 2006; Apostila da Escola Nacional de Governo.

Nenhum comentário: