Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Cabeamento estruturado: instalando uma linha telefônica no cabo de rede

Apresentação
Uma certa vez, precisei ter mobilidade da linha telefônica usando extensões. Pensei em usar o cabo de rede para ter acesso ao telefone e a internet. Fiz uma pesquisa na internet sobre a estruturas do cabo de rede e encontrei uma solução simples... São as soluções do cabeamento estruturado.


O que significa cabeamento estruturado?
Cabeamento estruturado é uma solução organizada e padronizada de conectores e cabos para uso em transmissão de dados, voz, imagens e etc. É mais utilizada na transmissão de dados entre redes de computadores e\ou telefonia, podendo ser utilizada, inclusive ao mesmo tempo, usando o mesmo meio físico, que neste caso, é o cabo UTP CAT5e (cabo de 4 pares trançados, sem blindagem, de 100Ω, para transmissão de frequência até 100MHz e comprimento máximo de 100 metros) e os conectores RJ45.

A determinação de padronização dos cabos é imposta pela Telecomunication Industry Association (TIA) e a Eletronic Industries Alliance (EIA) - TIA/EIA-568-B.2.


Como usar o cabo de rede com linha telefônica?
Graças as tecnologias implantadas ao cabo UTP, usado em redes de computadores, ele nos permite, em redes Fast Ethernet (que são usados na maioria das implantações de redes na nossa região), utilizar as suas vias físicas não só para transmissão de dados entre um ou dois computadores ao mesmo tempo, mas também enviar sinais de telefonia e fax, corrente elétrica contínua de baixa tensão e outros  sinais de baixa frequência.

Neste caso, tive que usar cabos UTP para viabilizar extensões de telefone e manter a mobilidade do MODEM. Como em redes Fast Ethernet são usados apenas dois pares de fios, podemos usar os outros dois pares para uso em outros fins. Dentre estes fins, está justamente o de telefone.

No caso da transmissões entre computadores, os pares usados no cabo UTP são: 1, 2, 3 e 6 (TIA/EIA-568A, 1_Branco-Verde, 2_Verde e 3_Branco-Laranja, 6_Laranja --- TIA/EIA-568B, 1_Branco-Laranja, 2_Laranja e 3_Branco-Verde, 6_Verde). As outras vias, 4, 5, 7 e 8, (TIA/EIA 568A e 568B, 4_Branco-Azul, 5_Azul, 7_Branco-Marrom, 8_Marrom) não tem função em redes Fast Ethernet.

As vias 4 e 5 (Branco-Azul e Azul) podem ser utilizadas para transmitir sinais de telefonia e ADSL.

Só pra efeitos de curiosidade, uma linha telefonica pode transmitir sinais de até 640Hz de tom e mais de 20 MHz em transmissões de sinais e os cabos UTP suportam até 100MHz. Para isso, não se pode destrançar mais de 1,3 cm. Contudo, o alcance máximo das transmissões também fora diminuídos. No caso de compartilhamento do cabo com energia (Power over Ethernet - PoE) cai para 20 metros.


Fontes:
http://www.catabits.com.br/2011/02/instalacoes-especiais-com-cabos-de-rede.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabeamento_estruturado
http://www.hardware.com.br/livros/redes/cabeamento-estruturado.html
http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ansi_tia_eia_568b.php
http://pessoal.utfpr.edu.br/gustavothl/telecom/doc1.pdf