Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Auto-falante ou papel alumínio?

Incrível...


Acredita que é um auto-falante?
Parece papel alumínio!
Nem eu acreditei...

Fiquei imaginando as possibilidades de se ter um deste tipo em meu quarto.
Lendo em artigos na internet, fiquei sabendo que a qualidade de som emitido por este tipo de auto-falante é "infinitamente" superior, pois o jeito que a onda sonora é emitida é completamente diferente:
O som é irradiado de maneira diferente, podendo ser ouvido com mais clareza, mesmo em ambientes que já contém muita barulheira, poluída sonoramente.

Outras possibilidades, como direção sonora efetiva, parecem ser, de fato, uma das possibilidades deste inovador artefato sonoro.

Imagino como haverá economia de espaço com um objeto deste. Basta imaginar, de maneira bem recente, as TVs de LCD e LED, quando comparadas quando o assunto é espessura - pra não fazer uma covarde comparação com LCD e CRT (tubo).

"O alto-falante laminado funciona como um pistão ressonador perfeito. O diafragma inteiro irradia em fase, produzindo uma onda sonora plana altamente direcionada e com um som muito puro." www.inovacaotecnologica.com.br

Veja na seguinte gravura, a diferença das emissões sonoras através do ar: realmente maleável.

As imagens explicam mais do que palavras.

Imagine, então, isso em celulares?
Falam nos carros, na parte do teto. Mas imagine isso em toda a carroceria do carro? SuperTunning, não?

Imaginações à parte, ele é feito da seguinte forma:
Placas ultra-finas de materiais condutores e isolantes sobrepostas, possuíndo somente 0,25 milímetros de espessura. Quando uma corrente passa neste artefato, faz vibrar seu diafragma.

Um "dino-falante" (porque não dizer assim) funciona com uma bobina entre imã que, ao passar uma corrente por esta bobina, gera um campo magnético, que geralmente é inverso ao polo em que o imã está posicionado, como quando você tenta encostar dois imãs e este empurra, não deixando você encostar: é realmente analógico.

Este invento foi criado por engenheiros da Universidade Warwick, no Reino Unido, com o nome de FFL: Flat Flexible Loudspeaker (alto-falante plano flexível).

Pena que vai demorar pra mim comprar, pois, a pincípio, será por um preço nada convencional...


Referências:
http://tecnosh.com
http://www.inovacaotecnologica.com.br
http://audiolist.org
http://www.gizmodo.com.br
http://www.baixaki.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

faça voce mesmo pegue um daqueles plugns de auto falante uma moeda e uma fita adesiva e dpois cole a moeda no papel aluminio usando a fita e coloque o plugue e depois coloque coloque no computador e pronto.

Nosf!CJ disse...

Iiiiieeeeeeeeeeeeexxxxxeeeeeeee...
Já tá inventando moda, né?

KKKKKKK...