Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Acer Aspire 3100: Reset de BIOS e alguns problemas

Ontem, um cliente chegou com um notebook da Acer: o Aspire 3100. Ele mora em Brasiléia e teve problemas com um "técnico" que morava na Bolívia - Cobija, sendo mais exato.

Primeiro problema:
Na tela de POST (aquela famosa tela preta que aparece mostrando a quantidade de memória e qual HD está instalado; a primeira quando o PC é ligado), havia erros no PCI BUS 6. A princípio, pensei que havia sido tirada alguma placa do barramento PCI. Mas, ao usar o AIDA32, verifiquei que o dispositivo que estava instalado naquele barramento era a placa de rede Ethernet. Quando fui testa-la em um cabo normal, conectada ao meu servido, constatei que esta não funcionava mais, mesmo com Linux, rodando em LiveCD.

O cliente ainda havia me perguntado sutilmente se era possível que uma placa desta queimasse - depois disso, entendi o porquê da pergunta.

Este não pode ser resolvido, mas nada que interferisse no funcionamento do Windows Vista - que era o sistema que meu cliente queria.

Segundo problema:
Tentei acessar a BIOS para tentar corrigir o problema da placa de rede - que até então ainda não havia descoberto. Mas ela tinha uma senha que o boliviano havia posto. Abri o notebook: cadê o jumper do ClearCMOS? Não existe. Tentei o curto, sugerido em um dos fóruns que frequento e nada! Tive mesmo que pegar um dos ferros de solda e "na marra" tirar a bateria. Coloquei de volta depois de algunsa minutos e nada. Tirei novamente e esperei algumas horas e aí sim, fora resetada a BIOS.

Terceiro prolema:
O drive de DVD-RW é Matshida. Quando eu tentava iniciar o DVD do Windows, este travava. Travava mesmo quanto tentava iniciar do HD. Percebi que o drive estava fora do lugar e desalinhado, apesar de estar ligado à energia.

Estava vendo nos fóruns que havia tido um Recall da Acer para substituir um parafuso que prendo o drive na carcaça no laptop.

Tive que reapertar o parafuso e calçá-lo, para evitar que este desalinhasse novamente.

Quarto problema:
Vista travado. HD com 3 partições e dois sistemas operacionais - o outro era o 2003. Parece um PC de técnico ou estudante de sistemas. Mas ele trabalha com gestão de pessoas.

Resolvi então, formatar o Vista e instalá-lo novamente. Mas os sistema não instalava, e quando passava, travava no meio do caminho. Dizia que não havia requisitos na hora de escolher a partição. Eliminei a outra partição (a do Win2003) e nada!

Infelizmente, tive que eliminar todas as partições do HD dele, perdendo todos os arquivos. Aí sim, pude instalar o Windows Vista.

"Trabalheira"!!!
Quase mando ele comprar outro, depois de quase 5 horas batendo cabeça.



Referências:
http://forum.clubedohardware.com.br
www.guiadohardware.net
http://br.acer.com
http://support.acer-euro.com

Nenhum comentário: