Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Sobre Chrome OS, sistema operacional do Google

Numa das raríssimas vezes que assisto TV, vi algo muito interessante em um jornal: o Google prevê o lançamento em 2010 do seu sistema operacional. Ele será inicialmente gratuito e sites afirmam que terá o código aberto.

A Apple há muito tempo tenta bater a Microsoft, lançando inclusive o seu sistema operacional para PCs e o Linux, que no meu ponto de vista não ganha mais espaço devido a dificuldade de configuração e tantas distribuições de terceiros, não "arranha" a empresa americana nem com o Windows XP em sobrevida.

O Google Chrome OS, novidade do google, vai basear-se na "experiência da internet" e rodar seu software primeiramente em netbooks - aqueles mini notebooks com poucos recursos. Ao menos onde moro, estes computadores vem com uma distribuição Linux e todos os usuários tendem a fazer uma troca pelo Windows XP, já que não exige tantos recursos de hardware, como no Vista, por exemplo.

O blog do Google afirma que este sistema operacional terá um kernel Linux e estará voltado para o uso da internet, sendo de boot rápido, interface amigável e hardware configurado facilmente, além de tentar fazer com que seu sistema não precise de atualização de software. Mais ainda, livre de vírus - para mim essa de que não haverá atualização de software é uma furada do Google pois sites registram que o sistema Android tem constantes atualização de software.

Pensemos então:
Como bater de frente com a Microsoft? Qual o fator de sucesso? como pescar usuários num mar dominado pela Microsoft? Será que as principais prejudicadas não serão a Apple e as distribuições do Linux ao invés da Microsoft?

Se analizarmos bem o sucesso do Windows com usuários finais, em primeiríssimo lugar está a facilidade que o sistema tem para incentivar o usuário a "fuçar" o sistema sem danificá-lo, com acesso fácil a configurações, a simplicidade de sua área de trabalho, que desde o Windows95 tende a ser um padrão, com barra de tarefas, um menu principal e uma área de trabalho simplificada, abrindo seus programas em janelas. Inclua isso a facilidade de instalação dos programas, baseado em assistentes de instalação - o que muito raramente se acha no Linux, por exemplo.

Logo depois, analizemos também a facilidade com que se configura os componentes de hardware do computador, baseado também naquele esquema de assistentes de instalação. Virou padrão o famoso "avançar, avançar, concluir", facilitando ainda mais a vida dos usuários finais. Inclua isso à facilidade de aquisição de drivers para os dispositivos de hardware disponíveis na internet - e mais ainda: a facilidade com que estes podem ser instalados até mesmo sem os tão famosos assistentes de instalação.

A instalação da rede também não é um problema para o sistema da Microsoft: totalmente automatizada, ela permite que um usuário leigo e com coragem suficiente, configure uma rede rapidamente com a ajuda de assistentes - sem contar ainda que na grande maioria das vezes, basta conectar o cabo de rede no switch para acessar a internet com vários computadores, por exemplo. Isso no Linux é um terror para usuários leigos, tendo que pagar bem caro para o uso - por isso que, no meu ponto de vista, o Linux não sairá dos servidores, mesmo o Chrome usando seu kernel.

Juntando tudo isso à gama de produtos disponíveis na internet, fica realmente difícil "arranhar" a Microsoft. Mesmo com problemas como vírus, o usuário final não quer saber de outro sistema operacional. Acredito que, além de uma interface gráfica amigável, facilitada e instigativa, facilidade de aquisição e instalação de aplicativos e configuração de hardware e rede facilitada, tem-se que criar uma novidade - coisa que não se vê desde o Napster, redes P2P e mensageiros instantâneos - levando-se em conta ainda que comunidades virtuais e blogs são frutos do modismo.

Precisa ter uma alma capitalista. Não ser um sistema que permita que haja versões de terceiros e fomentar novidades, evitando cópias baratas de idéias já disponíveis - onde nem sempre valem a pena. Este talvez tenha sido o maior erro dos programadores do Linux.

Acredito também, e não estou sozinho nessa idéia, que a Apple só não avançou mais com seu sistema operacional por teimar muito em desenvolver seu próprio hardware ainda nos tempos que a internet engatinhava - quem não lembra dos antigos macintosh's? Se tivessem desenvolvido seu sistema Mac OS X a mais tempo, hoje seria bem diferente, talvez não havendo monopólio "microsoftano" no mundo - só para lembrar, são cerca de 90%.

Enfim, desejo sorte ao Google Chrome OS além de inteligência e perspicácia dos meninos do Google. "O mundo precisa de novidades para ter graça."

Referências

TV
Globo, Jornal da Globo, 08/07/2009

Sites
www.pcworld.uol.com.br
www.idgnow.uol.com.br
www.googleblog.blogspot.com

Nenhum comentário: