Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Experiência com suporte técnico à cliente por acesso remoto

Eu sou um técnico que, não importando o serviço, gosto de dar garantia no que faço. Geralmente dou 1 mês de suporte ao meu cliente. Não gosto de deixá-los na mão.

Acontece que moro longe da zona central de minha cidade e as vezes, meus clientes moram muito longe e nem sempre tenho condições de dar um suporte mais presente, apesar de tentar.

A algum tempo venho dando um suporte por meio de acesso remoto. Me foi muito útil em casos onde não foi preciso intervenção no hardware ou na rede. Quando o sistema acessava internet e o cliente encontrava algumas dificuldades no seu sistema, foi de grande ajuda e bem prático (para não dizer econômico) acessar o PC do cliente por meio de programas de acesso remoto. Inclusive foi uma grande novidade para meus clientes "ver o ponteiro mouse mover-se sozinho".

Os clientes sentem-se mais seguros quanto ao serviço e suportes: "Meu técnico está disponível pra mim na hora que eu ligo", dizem, tornando-se clientes leais e fixos. Veja bem, o cliente nem sempre sabe instalar um programa simples ou tem medo de "matar" o computador - muitos clientes (ou futuros) acham que instalando alguns programas que ele mesmo tem medo de instalar, venham a quebrar a máquina, tendo ele que comprar peças, deixando o serviço mais caro.

Um grande dificuldade para mim é informar que, uma ferramenta deste nível, se usado para fins nada agradáveis, poderia se tornar uma espécie de arma, pois eu estaria enxergando exatamente o que meu cliente via na tela do monitor. A princípio, o cliente fica meio desconfiado. Mas com o tempo, meus clientes abraçaram essa causa e passaram a confiar mais ainda no meu trabalho com esta ferramenta. É gratificante.

Faço esta instalação nos clientes recentemente, como um conjunto que faz parte do suporte quando faço uma formatação/instalação/configuração de sistema operacional.

Funciona assim:
Depois de formatar, instalar e configurar o sistema, instalando também alguns programas cortesia, peço permissão ao cliente para instalar o programa servidor no PC, como maneira de agilizar o suporte - alertando sobre os perigos. Cada cliente tem uma senha, não repetindo, para garantir a minha segurança de informação. Tenho uma conta só pra isso.

Depois de um mês, aviso o cliente que o suporte acabou, desinstalando o programa remotamente. Se o cliente preferir, pode pagar para manter meu suporte por acesso remoto, por um valor simbólico por mês. Mais uma renda extra, mantendo a competencia - e paciência, principalmente, pois alguns clientes podem ser muito inexperientes e podem pedir muito auxílio. Uso também o MSN e Orkut como forma de agilizar ainda mais a facilidade de me encontrar.

Conheci o LogMeIn, desta forma que uso, na faculdade, através do prof. Vagner Shoaba, que dava aula de introdução a redes de computadores. Ele dizia que era uma ferramenta de acesso remoto que usava-se através do navegador, não precisando de um programa cliente, bastando apenas o programa servidor no PC que você queria acessar.

Fiz os testes.
Realmente muito prático, principalmente em casos onde eu tinha que acessar informações do meu computador. Ficou muito mais prático, principalmente em conjunto com drives virtuais, como o GMail Drive. Quando tenho que acessar arquivos importantes, como drivers e programas pequenos pois o sistema de arquivos deste drive virtual permite arquivos de até 10MB, somente - eis a única coisa chata do GMail FS. Para resolver problemas deste tipo, nada que paciência para dividir arquivos em 9MB para juntá-los depois. Apesar disso, é bem menos trabalhoso do que, na casa do cliente, usar o Google para procurar drives, gastando tempo. Tempo esse procuro gastar em casa com drivers mais comuns, como o AC97 Drivers, muito comum em vários PCs - na minha cidade, ao menos.

O único encomodo disso tudo foi aumentar a segurança da informação, tendo que trocar minha senha periodicamente e usar mais de uma conta Google, só para isso. Mas, bem melhor do que arriscar transtornos. Sugiro gastar um pouco de dinheiro, pagando um serviço de e-mail, onde você pode exigir mais segurança. Pode ser UOL, Globo.com, Terra entre outros muito conhecidos.

Recomendo a todos que prestem um serviço diferenciado - pois é esta atidude que realmente dá dinheiro: a diferença em como você atende e presta serviços aos seus clientes. Experimente dominar este conjunto de ferramentas.

Até...

Nenhum comentário: