Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

O Linux - parte 9: Ambientes gráficos no Linux

Apresentação
Uma das coisas mais legais do Linux, além da segurança, são as possibilidades de uso dos ambientes gráficos, dentro de uma distribuição. Lembra muito o MS-DOS 6 com Windows 3.1, para os mais saudosos. Você tinha o sistema operacional e usava o ambiente gráfico para facilitar o uso das ferramentas e aplicativos disponíveis. No Linux, isso também é possivel e com uma grande vantagem: existem muitas distribuições de ambientes gráficos para isso.

Por que um ambiente gráfico?
O Linux "não possue" tantas limitações como no Windows, por exemplo. Você até pode rodar no WindowsXP, por exemplo, o modo texto. Mas quando entra-se nele, temos a impressão de estarmos sempre em modo gráfico, graças as janelinhas que, mesmo em tela preta, teiumam em aparecer. Ou seja, basicamente, o Windows é totalmente montado em um ambiente gráfico.

No Linux, você baixa, se preferir, somente o modo texto, baixando depois, dentro do próprio Linux atraves de gerenciadores de pacotes - ou não. Existem muitos sites onde você pode salvar os programas para ambientes gráficos. Eles nos permitem o uso do mouse, possibilidade de visualizar várias tarefas ao mesmo tempo entre outras vantagens.

As versões disponíveis
Eis aqui, uma lista de ambientes gráficos mais conhecidos, disponíveis para as distribuições Linux:

KDE

O KDE é um dos mais populares ambientes gráficos disponíveis. Ele está presente no Kurumin, por exemplo. Seu gerenciador de arquivos ou navegador é o Konqueror. Muito fácil de operar com o mouse. Tem um sistema de pastas bem definido e algumas palavras já bem conhecidas, como pastas, colar e etc. Existe a possibilidade de clicar e arrastar tanto com o botão esquerdo, quanto o direito do mouse.

Vem com alguns aplicativos bem úteis, como o amaroK (player de músicas), KPDF (leitor de PDFs), digiKam (organizador de imagens) entre outros. Possue um ambiente intuitivo, bem parecido com a do Windows, contendo área de trabalho, menu principal e barra de tarefas.


Para usufruir deste pacote de ambiente gráfico, basta que na linha de comando, você peça ao apt para baixar e instalar, emitindo o comando:

# apt-get install KDE

O arquivo tem mais de 400MB, tendo que ter paciência na hora de baixar.


GNOME

O Gnome é outros dos mais populares. Tem aquelas características Windows de barra de tarefas e área de trabalho. Ele é o mais próximo de um Unix do que qualquer um. Vem com uma rica coleção de aplicativos, usando de site próprio para isso: gnomefiles.org



Para instalação, digite:

#apt-get install GNOME

São vários arquivos, tendo que ter paciência para finalizar a instalação.


XFCE

Este é bem mais pesado, devido ao estilo transparente de janelas. Muitas distribuições estão vindo com este pacote, dentre eles o Slackware é o mais famoso. Possue uma rica coleções de softwares, tendo também, site próprio para esta modalidade: goodies.xfce.org.

Bem no estilo Windows, com área de trabalho e barra de tarefas, executando aplicativos em janelas, ele é intuitivo.



Para instalar, emita o comando:

# apt-get install XFCE

Grande quantidade de arquivos. Tenha paciência.

Outras distrinuições de ambientes gráficos estão disponíveis para download, obtendo-as via apt-get ou browsers, para instalações posteriores.

Conclusão
Bem, para quem gosta de operar sistemas com mouse, nada como operar sempre com ambientes gráficos. Não se preocupe com configurações complicadas de hardware, geralmente eles se autoconfiguram.

Busque sempre experimentar novos ambientes, escolhendo aquele que você mais se identifica. Para desinstalar qualquer um deles, você pode emitir o comando:

# apt-get autoremove AMB_GRAF

ou

# dpkg -P AMB_GRAF


Bom treino...

_____
Referências

Sites:
http://imasters.uol.com.br
http://superdownloads.uol.com.br
http://goodies.xfce.org
http://gnome.org
http://www.kde.org
http://gnomefiles.org
http://pt.wikipedia.org
http://www.vivaolinux.com.br

Nenhum comentário: