Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Faltou DataShow: uma alternativa para dar aula sem isso...

A alguns anos atrás, fui coordenador de um projeto fantástico que era uma parceria entre a prefeitura de minha cidade e a Fundação Banco do Brasil, chamada de Estação Digital, que tratando-se de inclusão digital.

No meu ponto de vista sobre inclusão digital, não adiantava nada a comunidade possuir máquinas muito boas (processadores de 64 bits, 1GB de RAM, HDs SATA de 120GB, placas de vídeo GeForce e ATi, numa placa-mãe Asus com gravador de DVD e internet em 11 computadores), se não sabiam como usá-las. Muitos só queriam usar Orkut e MSN - que era bloqueado. Desestimulava os usuários, pois eles não sabiam usar outra coisa, muito menos o sistema.

Pensei que, capacitando e mostrando que a internet não se resume somente a Orkut, MSN e jogos, eles começariam a usufruir mais ainda dessa sala muito boa - apesar da internet ser muito lenta e dar alguns problemas com restrições. Elaborei um plano de aula onde visava mostrar os horizontes da internet e suas possibilidades. Incluia o básico de Windows, Linux e Office.

Acontece que, como tinha 10 alunos para dar aula e muitos davam um certo trabalho, eu tinha que mantê-los atentos. Mas, como muitos ainda estudavam e aquela rotina de quadro e giz (no meu caso, pincel, claro) os deixavam entediados. Fica fácil dar aula atraindo-lhes a atenção quando você interage com eles e um datashow. De certa forma é novidade, principalmente quando os alunos são de periferia.

Mas aqui, um datashow é muito caro, cerca de R$1.000 naqule tempo. Eu, como coordenador, tinha que dar um jeito de ter um, melhorando a capacitação. Mas apesar da parceria forte, eu ficava limitado pois não tinha de onde tirar recursos para conseguir um - apesar de ter tentado uma "sub-parceria" público-privada.

Até que um dia, recordando-me do curso em Brasília - para poder administrar a Estação - com meu parceiro onde brincavamos com o VNC, me veio na idéia de substituir o caro aparelho por algo que pudesse exibir a minha área de trabalho no monitor de cada PC.

Em pesquisas no Google, conheci um programa muito interessante chamado NetSupport School 9.0. Era justamente o que eu estava procurando. Ele me permitia exibir minha área de trabalho a 10 terminais, além de poder visualizar a tela deles, monitorando-os. É um programa bem completo, permitindo mensagens instantâneas individual ou de forma coletiva. Permitia-me bloquear teclado e mouse, fazê-los ouvir ou assistir algo, entre outras coisas.

Era perfeito, enquanto a licença não expirava. Podia usar em 30 dias tendo que, depois de esgotado o limite trial, reinstalar o sistema de acesso remoto periodicamente. Dava um pouco de trabalho reinstalar, sendo que eram 11 máquinas para fazer.

Foi uma experiência inédita na minha cidade, já que eu conhecia o sistema aplicado na minha cidade, que tem poucas escolas de informática - Rio Branco é um Ovo mas não troco um lugar dessse aqui por lugar nenhum!

Foi realmente muito interessante. Quero muito repetir essa experiência em outro lugar assim. Quem tiver nesta condição em que me encontrei, experimente substituir o DataShow, por esse ou outros programas semelhantes: é realmente interessante.

Até...

Nenhum comentário: