Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Sobre a migração nas versões Windows

Muito se fala que as empresas não pretendem migrar de sistema operacional para o novíssimo Windows7. Tenho acompanhado as notícias em sites como br-linux.org, IDG Now!, Windows7br.com e o próprio site da Microsoft, para saber mais sobre o assunto.

A verdade é que não ví em minha cidade até hoje, uma loja ou empresa qualquer usando Windows Vista. Eu já experimentei o Windows Vista num laptop com 512MB de ram, 80 de HD e um processador Pentium M Centrino com 1.6GHz. Meu PC ficou bonito, mas com o tempo e usando pouco a internet, meu computador encheu-se de arquivos temporários. Isso se deu porque a cada visita no Windows Explorer, principalmente quando visualizava fotos, ele criava pequenos arquivos de imagem, deixando o computador lento, com o passar do tempo.

A solução que a Microsoft deu a isso foi o uso de PenDrives como memória auxiliar, trabalhando numa espécie de cache de disco. Fora até criado uma novo cache para HDs, desenvolvidos especialmente para o Vista, para que este ficasse mais rápido. Só que custam mais caro.

Ainda não vi o Windows7, que exige, falando em requisitos mínimos, um computador com 1GHz de processador, 1GB de RAM, 16GB de HD, 128 de vídeo com DirectX 9, só para usar o Aero, que é uma tecnologia para deixar o Windows com viual 3D, proveniente do Vista. Até o próprio Windows Vista já exige uma máquina bem dotada de configurações mínimas, 800MHz de processador, 512 de RAM e 15GB de Hd só para o sistema e placa de vídeo 3D.

A Dell computers afirma que, em modelos de notebooks, o Windows7 teve vantagens sobre o vista, como: boot mais rápido, drivers do Vista compativeis no 7, bem como seus aplicativos e leitura de arquivos de mídia mais rápidos. Mas enquanto ao enchimento de porcarias automáticas qua acontece no Vista, com os arquivos temporários? Será que foram resolvidos?
E o firewal, que te enche o saco com perguntas frequentes sobre segurança no vista? Será que o BlueScreen Death (que no Vista é Red) fora resolvido? As únicas novidades que eu acho interessante, é o real suporte a TouchScreen por todo o sistema e o gerenciamento de energia bem trabalhado, já presente no Windows Vista.

Também ví pouquíssimos usuários comuns usando Vista e os que usavam, voltaram a usar o Windows XP. Olhando bem, o XP é bem mais intuitivo que o Vista, devido a simplicidade de seus caminhos, tanto em configuração quanto a qualquer outra tarefa. Acho, e isso é uma opinião muito pessoal, que se deviam evoluir mais ainda o XP, sem muitos adereços visuais e torná-lo mais seguro em ambiente de rede. Imagine se possível fosse, se a vantade de faturar mais do que já tem não falasse mais forte do que a vontade de entrar na história da informática como o mais bem sucedido sistema operacional da história os softwares propietário - sim que o XP já está, assim como o 95, com a popularização da área de trabalho com barra de tarefas e Menu iniciar, e o 98 com aquela falha incrivel na apresentação do sistema para o mundo, onde o Bill Gates pagou aquele mico quando o Windows98 travou ao vivo na CNN.

A verdade é que o Windows XP repete a história do Windows98: muitos utilizarão o XP até que este dê o seu último suspiro. No fim deste mês, a Microsoft para de comercializar o sitema operacional WindowsXP, extende até 2014 as atualizações de segurança e no fim deste ano, deixa de oferecer suporte, desde que você pague por eles. Os hackers e outros seres de difusão de programas e informação irão fazer festa com os hotfixes prometidos no suporte estendido da Microsoft, inevitavelmente, como foi até hoje.

Será que a Microsoft vai criar um sistema operacional tão bom quanto o eXPerience? É um sistema bem sucedido, apesar das falhas. Recomendo o WindowsXP, apesar de reconhecer a segurança do Linux e o seu difícil manuseio se comparado ao MS-DOS - que no meu tempo de criança, era bicho de sete cabeças.

3 comentários:

Anônimo disse...

"A solução que a Microsoft deu a isso foi o uso de PenDrives como memória auxiliar, trabalhando numa espécie de cache de disco. Fora até criado uma novo cache para HDs, desenvolvidos especialmente para o Vista, para que este ficasse mais rápido. Só que custam mais caro."

Isto em Linux se chama SWAP e existe gratuitamente dese a versão................................ 0.01 do kernel =)

Nosf!CJ disse...

Não, querido, O Windows também usa SWAP. Isso ocorre para que a velocidade de acesso à informação seja bem mais rápido, já que o HD é a peça mais lenta do PC e o PenDrive num barramento bem mais rápido! É quase intermediário à memória RAM...

Sandra Gonçalez disse...

Você poderia falar sobre antivirus??????
Quais os melhores..sobre spam..firewall, segurança..