Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

Rede wireless com modem Siemens 201 A e AP Encore ENHWI-G3

Tive uma experiência quase frustrante um dia desses...


Na casa de um cliente, tive que instalar uma rede wireless com acesso à internet. O acess point era um Encore ENHWI-G3 e o modem era o Siemens Gigaset 201A.

Bem, acontece que tanto o modem quanto o AP, eram roteadores. De certa forma, isso gera conflito, causando incompatibilidade. Quase fiz meu cliente comprar um novo modem se não fosse o desafio da máquina não ganhar de mim.


O modem Siemens 201 A é homologado pela GVT. Meu cliente usa Brasil Telecom. Quando você liga o modem, ele tenta autenticar com usuário turbonet@turbonet e a senha GVT25. Quando ligado em uma linha telefônica da Brasil Telecom, o led online fica vermelho, indicando que você não está conectado na internet.


Problema fácil de resolver:


Siemens Gigaset 201 A...

Antes, conecte o modem diretamente ao PC usando o cabo de rede na placa de rede. Daí, basta que no navegador (e recomendo Mozilla FireFox), você digite o endereço 192.168.1.1 e ele pedirá para autenticar usuário. Usuário é admin e a senha é gvt12345. Daí você vai estar na página inicial Basic setup. Lá, existe uma opção que chama Run Wizard. Você irá configurar a autenticação de usuário para acesso ao modem e fuso horário, ficando a seu critério. A próxima opção é o tipo de conexão com o provedor, tendo você que optar pela opção PPoE/PPoA. Substitua o nome de usuário turbonet@turbonet e a senha GVT25, pelas disponibilizada à você pelo seu provedor de acesso à internet, por exemplo: Usuário exemplo@exemplo.com.br e senha QwErTy. Conclua a operação clicando em NEXT, NEXT e CLOSE. Desligue e ligue o modem que após um tempo, o led vermelho ficará verde. Seu modem já está acessando a internet.



Encore ENHWI-G3...

O AP precisou ter o firmware atualizado (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ATUALIZAÇÃO). Primeiro, desconecte o modem da placa de rede e conecte o Encore no PC usando a porta 1 do AP na placa de rede do PC. Para entrar no programa de configuração do firmware do modem, vá no navegador (Recomendo Mozilla FireFox) e digite o endereço 192.168.1.1 (note que o endereço IP é o mesmo do modem). Para atualizar o firmware, vá até a guia System\Firmware e indique onde você salvou a atualização clicando em Upgrade logo em seguida. Para que o AP acessasse o modem (que já está autenticado para acesso à internet), tive que configurar o AP na guia WAN\Conection type para ser DHCP Client. WAN IP adress deve estar com a opção Obtain IP automatically ativada, deixando DNS Primary e Secondary em 0.0.0.0. Isto resolve o problema de conflito entre roteadores, já que ambos são. Só que ainda não faz com que o AP acesse a internet.


O Último passo é mudar o endereço IP do AP, já que o modem e o AP têm o endereço 192.168.1.1. Isso é possível na guia LAN\Basic, opção IP Adress. Faça com que o AP tenha o endereço 192.168.0.1, aplicando e reiniciando o AP para que não haja conflitos de endereço IP.


Agora, faça a instalação física correta dos devices, ligando o modem ao AP através de cabo de rede na porta WAN. Não esqueça de ligar o modem na linha telefônica.


Pronto!

O Acess Point agora acessa o modem, que já está acessando à internet.


OBS: Não esqueça de configurar a segurança WPA e sua senha no AP, para que qualquer um não acesse sua rede, causando-lhe problemas. Para configurar, ainda no programa de configuração do firmware do AP, na guia Wireless\Security, em Autentication Type selecione a opção WPA, além de deixar ativada as opções TKIP\PSK e digite em Passphrase a senha a seu critério. Não esqueça de aplicar!

5 comentários:

Anônimo disse...

tenho uma rede acess point e uso esse mesmo modem com ip 192.168.254.254 e o ap 192.168.254.1 mais o modem fica mudando o ip todo o instante com isso eu perco a conexão.o que está acontecendo.pode me ajudar.

Nosf!CJ disse...

Mande seu e-mail para nosfcj@gmail.com
Que eu te ajudo

Abraços...
José

Unknown disse...

Caralhooooooooooooooooo!!!!

MUITO obrigado!! Não tava entendendo pq esse roteador não tava fazendo a conexão com o modem... e, lendo aqui, percebi o óbvio; com o mesmo endereço, o computador acabava não conseguindo acessar o modem (!!!). Muito obrigado, cara, de verdade! Bendita internet, bendito google e bendito vc!!

Abs!

Anônimo disse...

meus parabéns amigão !!! valeu pelas explicações...

muito agradecido.

iran disse...

Cara sei que o tópico é antigo, mas faço questão de revive-lo, uma vez que fiquei dias com o mesmo problema aqui em casa, tentando soluções oferecidas por vários outros tutorias pela web, quando este aqui foi o único que resolveu meu problema. O melhor de tudo é que este é mais simples e mais rápido que todos os outros. O meu roteador é o Kaiomy APR-4p e ainda assim o tuto caiu como uma luva.