Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

O Linux - parte 5: Teclas especiais e desligamento

Funções especiais de teclas no Shell
Quem usou o MS-DOS, lembra do comando DOSKEY, que armazenava na memória, todos os comandos digitados. No Linux, não precisamos de algo assim. Para auxílio, durante a utilização do Shell, temos algumas teclas que possuem funções especiais. São elas:
  • Home - Vai para o início da linha de comando
  • End - Vai ao final da linha de comando
  • Seta para cima - Mostra os últimos comandos emitidos, em ordem de uso, para que se possa repetir comandos sem ter que digitar novamente
  • Seta para baixo - Inverso do comando anterior
  • SHIFT + Page Up - Mostra telas visualizadas anteriormente, com um limite de 9 páginas - algo que não existia no DOS
  • SHIFT + Page Down - Desfaz o comando anterior
Uma tecla que merece uma observação mais detalhada é o TAB. Ele, nas linhas de comando, completa os nomes dos comando e caminhos de diretórios automaticamente, a partir de um que você já havia começado a digitar.

Por exemplo:
# ej [TAB]
# eject

Mas quando você pressiona TAB numa expressão onde há mais de uma expressão para o que digita, ele soa um bip. Quando apertado TAB novamente, será exibido todos os comandos referentes ao que você digitou.

Quando em caixas de diálogo, o TAB alterna entre campos e grupos de opções, cabendo às setas navegar entre opções, barra de espaço às marcam ou desmarcam e o ENTER para executar uma ação.

Expressões de escape e suas teclas
Estas teclas permite-nos sair de situações como loops infinitos, programas en execução entre outras possibilidades. As mais comuns são:
  • Esc - Utilizado para abortar janelas e caixas de diálogo
  • CTRL + C - Chamado break de execução, podendo parar um processo a qualquer momento
  • CTRL + Z - Usado para pausa, fazendo com que um processo fique suspenso, pronto para reiniciar a qualquer momento
  • quit - Usado em programas que usam linhas de comando para encerrar processo
  • q - Mesma função do comando quit
  • exit - Similar ao quit, padrão
Definindo variável de ambiente
No "finado" MS-DOS, tinhamos que informar ao sistema operacional, onde estavam os programas executaveis, para que pudéssemos digitá-lo sem precisar entrar nos diretórios para executá-lo. Utilizamos o comando PATH, definindo em que diretorio estariam os programas para execução - no caso PATH=C:\DOS, executando os programas em C:\DOS.

No Linux, isso também é necessário, apesar de já estar definido alguns caminhos. Por padrão, o valor é:

PATH=/usr/local/sbin/:usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin

As pastas de executáveis padrão no Linux são:
/usr/local/sbin
/usr/local/bin
/usr/sbin
/usr/bin
/sbin
/bin

Podemos alterá-lo, observando sempre o padrão, pois os executáveis do sistema estão lá.

Editando os comandos de inicialização do sistema
No MS-DOS, existia um arquivo de lote chamado AUTOEXEC.BAT e um de sistema chamado CONFIG.SYS, onde comandos eram executados automaticamente quando era iniciado. No Linux, este arquivo pode ser editado em /etc/init.d/rc.local e /etc/profile. A diferença dentre eles é que o primeiro é executado logo quando Linux dá o boot e o segundo, após o login, sendo executado de maneiras diferentes de acordo com o usuário logado.

OBS1: O arquivo /etc/init.d/rc.local não existe no Debian, devendo ser criado, se for o caso. em outras versões do Linux, ele já existe.
OBS2: Quando editar o arquivo, não esqueça de dar enter na última linha, pois o Linux interpreta que a ultima linha é o final do arquivo, podendo esta não ser executada.

Desligando ou reiniciando o sistema
NUNCA SAIDA DO LINUX SEM FECHAR O SISTEMA. Isso poderá corromper o sistema de arquivos, inutilizando total ou parcialmente o seu sistema. Antes de desligar o sistema, utilize sempre o comando shutdown, da seguinte forma:

# shutdown [-r][-h] now
[-r] - Reinicia o sistema, reboot
[-h] - Fecha o sistema e desliga o computador

ou
# halt -p
Desliga sistema e o PC

ou
# reboot
Reinicia o sistema

ou mesmo CTRL+ALT+DEL.

Conclusão
Chega aqui, o fim de um Linux na teoria. Aprendemos sobre o sistema de arquivos, o dual-boot com Windows, inicialização e desligamento, o esquema de acesso ao disco, entre outros.

A partir de agora, será estudado um Linux mais prático, listando comandos, sintaxes e funções, fazendo sempre uma analogia com o MS-DOS, facilitando a compreensão principalmente de quem já o conheceu mas mantendo sempre o fácil entendimento para quem nunca operou com este que foi um popular sistema operacional da Microsoft.

Até a próxima...


Parte anterior...
___
Referências

Livro
FILHO, João Eriberto Mota; Sistema operacional GNU/Linux em redes TCP/IP; 13ª edição; 2006; Apostila da Escola Nacional de Governo.

Nenhum comentário: