Read in English - Leer en español
Powered by Google Translate

As falhas na energia elétrica

As falhas de energia...
Falhas de energia são “normais” em qualquer lugar.
Mas quais os tipos de falhas na energia mais comuns?
São elas...

• Surtos de tensão;
• Ruídos de linha;
• Distorção harmônica;
• Subtenção e sobretensão de rede;
• Efeito Flicker e
• Black-out.

Surto de tensão...
São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita freqüência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios). De todos os eventos críticos, os surtos de tensão são os potencialmente mais perigosos e provocam grandes estragos, queimando placas de computadores, placas de rede, winchester, fontes de alimentação, hubs, fiação de rede, etc. Os efeitos destes transientes na rede telefônica, por terem uma impedância maior que a rede elétrica, são ainda mais danosos.

Ruídos de linha
São ruídos de alta-freqüência provocados pela conexão de equipamentos como motores, ar-condicionados, fontes chaveadas, etc., à rede elétrica.Dependendo da magnitude, provocam por exemplo, o efeito de chuviscamento na tela de televisores, monitores, etc.

Distorção harmônica
Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores, etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência. Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.

Subtensão e sobretensão da rede
Estes eventos ocorrem quando o nível da energia fornecido pela concessionária ultrapassa os limites aceitáveis e suportáveis pelos equipamentos. Se a subtensão atingir valores extrapolados, pode provocar perda de dados nos computadores, distorção na tela de monitores e televisores, etc. Ocorrendo sobretensão, certamente haverá queima de equipamentos

Efeito Flicker
Interrupções muito curtas no fornecimento da energia elétrica, com duração da ordem de milésimos de segundos e que quase sempre são imperceptíveis ao usuário. Provocam freqüentemente perda de dados em arquivos de computadores ou travamento de sistemas.


Black-out
Grandes interrupções de energia ou o que popularmente chamamos de "black-out". São geralmente provocadas por algum distúrbio grave nas subestações ou na rede de distribuição. Podem durar minutos ou se prolongar por horas. Este evento é o maior causador de prejuízos em empresas. Quanto mais informatizada a empresa, maior o investimento que deverá ser realizado a fim de minimizar ou eliminar a atuação deste evento

Os meios de evitar falhas de energia


Os filtros de linha
Internamente tem filtros (capacitores, variac e fusível), capazes de eliminar ruídos de alta freqüência geralmente causados por motores elétricos (principalmente do tipo que usa escova), reatores de lâmpadas florescentes e compressores (ar condicionado, geladeira, bebedouro, etc).




Estabilizadores
O estabilizador é um equipamento que corrige a tensão que recebe da rede elétrica e a fornece estabilizada aos equipamentos, protegendo-os desta forma contra tensões inadequadas (sub/sobretensão).

Ele monitora a tensão e de acordo com a corrente recebida, e seleciona um dos TAPs de comutação do transformador que estiver mais adequado à tolerancia, corrigindo a saída a níveis toleráveis.

Os estabilizadores incorporam o filtro de linha e o varistor, tornando-os eficientes também contra ruídos e surtos de tensão.



No-Break - Uninteruptible Power Suply
A função básica do No Break é impedir o desligamento do micro ou periférico em caso de queda de energia. Isto vale não só para os casos de black-out total, mas é especialmente importante para proteger os equipamentos contra os efeitos "flicker" (microdesligamentos, que acontecem em frações de segundos e podem causar danos à máquina).

Quando a energia se interrompe, o No Break aciona suas baterias e garante um tempo de funcionamento extra. Esse tempo deve ser suficiente para que o usuário proceda ao fechamento dos arquivos com segurança e o desligamento correto do microcomputador.

Se houver falta de energia, sub-tensão, sobre-tensão, transientes, o no-brak passará a fornecer energia a partir das baterias (modo inversor). Para isto ele transforma os 12VDC, 24VDC ou 48VDC das baterias em 115 VAC ou 220 VAC, transferindo-a para a saída

O No-break funciona como estabilizador e divide-se em três tipos:

Stand-by - É praticamente um estabilizador com bateria. É a solução mais barata e acessivel.

Interativo – Corrige falhas de distorção de freqüência melhor que o acima. Caso haja falha de rede, o inversor para a fornecer energia a partir da baterias. O equipamento apresenta tempo de transferência de 1 ~ 5 ms e possui estabilizador interno.

On-line – indispensável em computadores que não poderão ter falhas, como servidores, por exemplo. Reconstroem a forma de onda a partir das baterias ou da rede. Para isto, seu circuito inversor fica funcionando durante todo o tempo. Á principal característica deste equipamento é que o tempo de transferência é nulo.

Comparação de eficiencia entre os dispositivos de reguladores de tensão
Aqui, encontra-se uma tabela de comparação entre todos os dispositivos de estabilização de tensão.



Veja essa tabela detalhada...



Lembre-se que todos eles só funcionam corretamente
se estiverem devidamente aterrado!!!

Nenhum comentário: